top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoefeson Inácio Romão

A importância da Educação Cristã - Continuação

Qual é o problema com a educação secular? Qual a necessidade de uma Educação Cristã? Por que nos incomodar tanto com a pedagogia humanista? É útil essa nossa preocupação?

Ao retomarmos o tema da importância da Educação Cristã, é provável que despontem tais interrogações. Também é provável que surjam acusações, negando a validade da nossa preocupação com a educação secular e afirmando a impossibilidade de uma educação cristã.

Logo, devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós – 1 Pedro 3.15. Como podemos fazê-lo?

Em seu livro “Foundations of Christian Education”, Cornelius Van Til, teólogo reformado e filósofo cristão, reflete acerca das antíteses que emergem quando comparamos a educação secular, não-cristã, com a educação cristã. Abaixo, traduzo as palavras de Van Til para a nossa reflexão:

“Os não-cristãos acreditam que o universo criou Deus. Eles têm um Deus finito. Cristãos acreditam que Deus criou o universo. Eles têm um universo finito. Portanto, os não-cristãos não estão preocupados em trazer a criança face a face com Deus. Eles querem trazer a criança face a face com o universo. A educação não-cristã é uma educação sem Deus. O que nos é mais importante na educação, o que nos é absolutamente indispensável, é inteiramente deixado de lado”.

“A educação sem Deus ignora ou nega que o homem foi criado responsável perante Deus. Isto implica que o pecado não é uma transgressão da Lei de Deus. Por conseguinte, Cristo não precisa morrer em nosso lugar. A educação sem Deus ou não-teísta é, portanto, educação sem ou antiCristo. Educação sem Deus e sem Cristo torna-se naturalmente humanista, isto é, antropocêntrica. Se o homem não precisa viver para Deus, ele pode viver para si mesmo. Então, se queremos uma educação centrada em Deus e verdadeiramente cristã, teremos que nos libertar completamente da filosofia educacional que nos cerca”.

Para nós, a Educação Cristã é inescapável porque Cristo é inescapável. Nele estão “todos os tesouros da sabedoria e da ciência” – Colossenses 2.3. Ele é o Verbo eterno que se fez carne – João 1.14. Ele é a verdade – João 14.6. Portanto, se queremos colocar nossos filhos diante da sabedoria, do conhecimento, do mundo das palavras e da verdade, coloquemo-los primeiramente diante de Cristo. E esse é o alvo da Educação Cristã.

 

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-messenger.png
bottom of page