Educação Clássica

Na Grécia antiga, onde foi criada, a Educação Clássica tinha como propósito a formação do homem integral, ou seja, “que pensasse e agisse corretamente”. Alcançou o império romano e incorporou-se ao cristianismo, sobrevivendo por toda a Idade Média cristã até o fim do século XX, quando foi gradualmente rejeitada e substituída pelos métodos e filosofias modernas de educação. 

A abordagem tradicional da Educação Clássica tem como foco o cultivo da sabedoria e da virtude no estudante, nutrindo em sua alma os conceitos de Verdade, Bondade e Beleza. Trata-se de um processo de aprendizagem fundamentado nas sete artes liberais, nas grandes obras de literatura e nos maiores pensadores de todos os tempos.

As sete artes liberais denotam os sete ramos do conhecimento que iniciam os jovens em uma vida de aprendizagem. 

Trivium

O Trivium abarca as três primeiras Artes Liberais ligadas à linguagem: a gramática, a lógica e a retórica. 

Gramática

É a ciência que ensina a maneira de escrever e falar corretamente. 

Lógica

Ou dialética, ensina o aluno a discernir o verdadeiro do falso.

Retórica

É a arte de falar bem e de se comunicar com sabedoria.

Quadrivium

O Quadrivium é composto pelas outras 4 artes liberais: aritmética, música, geometria e astronomia. Pode ser definido como a  arte da revelação natural, pois diz respeito à matéria, aos números.

Aritmética

É o ramo que estuda as operações numéricas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Geometria

É a ciência da medição, dos tamanhos e formas imóveis. Ela é a representação vívida das figuras.

Música

É a ciência que lida com as relações dos números na expressão de sons.

Astronomia

É a ciência do espaço, dos astros.

Virtudes

As virtudes são qualidades morais. Norteiam, portanto, a conduta e o pensamento de uma pessoa em sua relação com a sociedade para aquilo que é correto. Uma pessoa virtuosa cultivou valores e princípios ao ponto de tê-los como uma qualidade do seu próprio caráter. 

Um aluno virtuoso é um aluno excelente; ele sabe de seu papel e deseja o que é bom e verdadeiro. Assim, desejamos ensinar nossos alunos a importância e o cultivo de uma vida virtuosa por meio do ensino e exemplo do corpo escolar.

whatsapp-messenger.png